Sálvia-comum, sálvia dalmaciana, é uma pequena planta perene com flores azuis a violáceas. Faz parte da família das mentas. Famosa por seus poderes curativos espirituais. Os antigos romanos usavam a sálvia para ajudar na digestão e queimavam sálvia seca em ambientes com pessoas doentes, pois acreditavam que os curava magicamente. O Imperador Carlos Magno era um devoto tão fiel da sálvia, que em 812 a. C decretou que toda fazenda deveria cultivar essa planta. As pessoas que viveram na Idade Média diziam que comer três folhas de sálvia pela manhã afastava os espíritos malignos e atraia boa sorte; e os árabes têm um ditado que diz: “Se a sua sálvia crescer bem, você viverá muito tempo”.
É revigorante. Promove coragem, enraizamento e perseverança. Traz luz e introspecção.
Propriedades terapêuticas: Possui propriedade anidrótico, antibiótico, antifúngico, antiespasmódico, estrogênico, hipoglicêmico, tônico, anti-inflamatório, antimicróbico, antioxidante, antisséptico, digestivo, diurético, emenagogo, febrífugo, hipertensivo, inseticida e laxante. Tem sido usada para uma variedade de desordens, incluindo infecções respiratórias, dificuldades menstruais e problemas digestivos. Uma erva com reputação antiga, tanto pelo uso culinário quanto pelo uso medicinal.
Propriedades cosméticas: Adstringente da pele.
Propriedades emocionais: Ajuda a acessar a sabedoria ancestral. A sálvia incorpora a frequência da cor prateada, que ilumina o poder e nos transmite a sabedoria dos nossos ancestrais. Sua energia acessa o conhecimento antigo codificado em nosso DNA. Ela estimula a viagem para dentro de si. Para que se reconheça a sabedoria inerente. Energeticamente, destranca os recursos do conhecimento ancião.
A energia deste óleo é um espelho para que possamos verdadeiramente olhar para dentro de nós mesmos. A introspecção nos ajuda a revelar os problemas e autojulgamentos negados. O principal problema abordado por esse óleo é a autossabotagem. Quando um aspecto do eu enfraquece nosso crescimento, um padrão de autodestruição se desenvolve. Esse padrão é reforçado pela falta de recursos suficientes para que se flua com as mudanças. A energia supera esses padrões ao nos conectar com a sabedoria dos anciãos e com os recursos inerentes necessários para o crescimento, fortalecendo a habilidade da personalidade de desfazer os medos e aumentar a confiança. Essa energia reforça os sentimentos de independência e providência.
Propriedades espirituais: Encoraja as pessoas a se identificarem com o caminho vermelho, que transmite a harmonia da natureza. A sálvia fortalece a comunicação com o reino do invisível. A meditação com esse óleo nos ajuda a reconhecer claramente as necessidades essenciais da vida e revela nossas expectativas em relação às pessoas. É um bom óleo para se usar quando alguém se sente sem suporte na vida. Ele está relacionado com a proteção espiritual, a sabedoria e a longevidade. É considerado um agente de limpeza e purificação. Purifica os lugares e ambientes, assim como o campo energético da pessoa e, segundo os antigos, traz a sabedoria cósmica para o coração. É considerado sagrado e é uma das fragâncias angélicas. Seu uso chama a luz onde há escuridão espiritual.
O uso alternativo deve ser sempre aprovado por seu médico.